Ministério da Educação e Inep instituem Enade das Licenciaturas; saiba mais
O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. A medida oficializa a reformulação da avaliação dos cursos que formam professores no Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o novo formato já na edição de 2024, conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria (nº 611/2024), publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de julho de 2024.
O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará ao Enade das Licenciaturas uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil.
Com isso, o Enade terá dois tipos de avaliação (teórica e prática), com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à Avaliação da Prática estão divididos em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025. O planejamento contempla desde atividades operacionais, como a realização de cadastros no Sistema Enade, até a avaliação propriamente dita, registrada nos instrumentos avaliativos.
Saiba mais acessando as notícias do INEP:
MEC e Inep oficializam Enade das Licenciaturas
Enade das Licenciaturas: Saiba como será avaliação prática
Enade das Licenciaturas: webinário abordará principais novidades
Sobre o INEP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) no Brasil. O órgão desempenha um papel crucial na gestão do sistema educacional do país, trabalhando em conjunto com outros órgãos e instituições. Suas principais áreas de atuação incluem:
– Avaliações e exames educacionais: O Inep é responsável por conduzir avaliações e exames, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
– Pesquisas estatísticas e indicadores educacionais: Com base nos dados coletados em exames e outras pesquisas, o Inep gera indicadores e estatísticas relevantes para a educação.
– Gestão do conhecimento e estudos: O Inep também se dedica à produção de conhecimento e estudos relacionados à educação.
Além disso, a autarquia administra programas educacionais importantes, como o Enem, Encceja, Enade, Revalida (para revalidação de diplomas médicos estrangeiros) e Celpe-Bras (exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros).
*Com informações do site Inep.